terça-feira, julho 25, 2006

Invasão Avecquiana - Blog para Férias!

Agrada-me o facto de escrever este post, primeiro pois significa que estou oficialmente de férias, o que é mau, pois infelizmente já devia estar há mais tempo… Segundo, pois certamente a maior parte dos acompanhantes deste espaço não o irão ler na altura certa, não será concerteza devido ao facto de começarem a ignorar as minhas escrituras de elevado grau não-cívico, ou pela simples razão de aparecerem ocasionalmente dando uma breve olhadela naquilo que se passa por cá, pois o contador do profile viewer não engana ninguém, registando semanalmente um apologal número crescente de visitas ao blog aquando postagem de novo texto. O que leva-me a crer que isto até é importante para alguns, de certo modo um espaço em que o visitante se apercebe facilmente que existem pessoas em pior estado psíquico que elas próprias.

Mas o facto destes imprescindíveis contribuidores vitais do blog não o estarem a lerem na devida altura, deve-se a que estes se encontrem na situação que eu próprio irei descrever no post de hoje!

Mas antes de iniciar mais um atentado textual, vou desfazer a dúvida que um destacado participante da coluna dos clamores sardónicos expôs na última escritura.

O Zidane, segundo fontes de informação fidedignas, ao invés de ter que acatar com suspensão de dois jogos pela sua selecção, o que era totalmente absurdo de acontecer, porque já se retirou do futebol, o que também não deixa de ser uma pena, pois tinha um jogo de cabeça invejável; irá cumprir o seguinte castigo: Além de pagar a respectiva multa já referenciada há tempos, multa essa intrigante, pois cobrar 9 mil euros a um jogador que ganhava cerca de 500 mil por mês, é um tanto ou quanto ridículo. Já estou mais ou menos a imaginar como irá ser efectuado o pagamento, “Ora, Como preferem o embolso da coima? Transferência bancária, cheque ou papel higiénico?”… certamente não será complicado abastar o imposto. Bom, mas além de pagar a multa por muito estúpida que seja, Zidane irá prestar serviço comunitário, não me parece que vá limpar as ruas de Berlim ou até mesmo tratar dos relvados dos estádios do Mundial, vai sim mostrar algo semelhante à classe que deslumbrava dentro campo, dar a cara por instituições de caridade, como por exemplo a UNICER… oh desculpem UNICEF e não ganhar absolutamente nenhuma compartição financeira com isso. Basicamente será uma prostituta governamental sem rentabilidades.

Pronto acho que desfiz qualquer dúvida acerca do castigo… hmm castigo… aplicado ao Zidane e correspondente rumo profissional.

Voltando então à temática central do post, depois de ter sido confrontado com a ideia de falar de caricatas personagens que aglomeram o quotidiano juntamente connosco, fui levado a dissertar como que uma obrigatoriedade acerca das Férias.

È nesta preciosa época que nós, Portugueses, fazemos aquilo que um dia Deus predestinou para o nosso povo, ou seja, não fazer nenhum… E como será que o “bom” português planeia as suas férias?
Ora pegar na tralhas, na mulher e nos filhos, deixar o cão abandonado na estrada e dar umas voltas até Algarve, é infelizmente a rotina realizada por várias famílias nacionais. Parece que para os portugueses não existe outra estância turística sem ser levar com raios ultra violeta na cabeça no sul do país.

Mas além deste fenómeno existe um outro que me apoquenta, o facto de começarmos a visionar por tudo quanto é lado e caminho matrículas com combinações de números e letras um tanto ou quanto estranhas, brindados também com uma coloração diferente da habitual.
Esta será certamente uma descrição que aterrorize muita gente, levados assim a pensar que esta mesma combinação algébrica seja a misteriosa descodificação do Código Da Vinci, proclamado por muitos como uma obra descomunal. Talvez por indignados descrentes que queiram afincar o seu não culto ao cristianismo e desatem por aí a parolar, dizendo que o que está escrito naquele livro é que é a dolorosa verdade, e que a religião cristã é uma falsidade bla bla bla… blasfémias. Não digo que não haja alguns factos com uma certa veracidade, mas como é possível acreditar num gajo que se lembrou de olhar para o quadro da última ceia e dizer que João tinha cara de mulher? Não percebo...

Mas não há motivos para alarmismos, existe uma boa explicação para isto tudo. Estas matrículas pertencem a veículos que não passam de simples meios de transportes de seres alienígenas que, atacam as nossas aldeias e terrinhas uma vez por ano, mais precisamente no verão! O que vai ao encontro de certas profanações do mundo do paranormal. Dizem alguns lunáticos que a época em que estamos sujeitos a uma maior frequência de visitas por parte de seres alienígenas, vindos nas suas naves com formatos ovais, luzindo cintilantemente no céu, é na verdade quando o nosso planeta atinge temperaturas elevadas, logo o verão é bastante susceptível para tais fenómenos ocorrerem. Portanto, não é de estranhar a chegada da população avecquiana ao nosso país.

Podemos considerar este episódio como um êxodo forçado, como que uma invasão, e digo isto porque talvez nesta época sejamos agressivamente amarfanhados por pessoas que num ou noutro local de férias nos asfixiam de palavreados sujos e intervenções sociais desnecessárias.
Não confundir avecs com turistas, são personagens completamente diferentes. Turistas são pessoas que afluem à nossa terra para granjear-se com a cultura que o nosso país lhes oferece. São pessoas que acham piada visitar freiras, igrejas e mosteiros, pessoas que são enganadas por hoteleiros astutos, e pessoas que também gostam de levar com raios ultra violeta na cabeça… afinal não são só os portugueses. Os avecs… não sei bem o que são, mas depois de efectuar uma enorme reflexão acerca do assunto, consegui juntar alguns elementos apropriados para os caracterizar… Acreditem foi difícil!

Primeiro, os avecs são portugueses. Aqui começa o princípio da analogia avecquiana.

Os avecs são portugueses emigrados em países francófonos que visitam habitualmente o nosso país no Verão. Não só para visitar as famílias que cá deixaram, como também aproveitam a desculpa de cá virem para exibirem o seu admirável e contagioso grau de inteligência!

Uma coisa que me irrita nos avecs é o facto de chegarem cá e pensarem que lá por virem de um país diferente são donos e senhores de tudo o que os rodeia. Chegam aqui com a peitaça de fora… “je parle france… je parle france!” e não dizem nada! Movidos em carros tunalizados ao som de aberrantes músicas tecno, ridicularizando algo que cá já está mais do que ridicularizado, a vertente do condutor azeiteiro.
Depois de um árduo trabalho de casa, cheguei à conclusão de que falar sobre os avecs é muito complicado, consegui descortinar vários tipos e subtipos dessa raça ameaçadora, de tal forma tive forçosamente arranjar um avec padrão, um perfil geral de como podemos qualificar um avec!

Assim sendo… Elaborei uma espécie de B.I Avecquiano!

Nome:
Depende da concordância entre sociedades paternais! Mas sempre com aquela extrema afinidade na sílaba tónica… Exemplos: Elodi, Maurice, Pierre, etc.

Depois existe o estranho hábito de juntar nomes Portugueses com essa mesma afinidade. Exemplo: Antoni, Pedrô, Elise… por aí… Leandrô ou Leandre, essas merdas!


Altura:
Depois de efectuar alguns inquéritos verifiquei que o avec tem alturas compreendidas entre 1,65m e 1,83m.

Peso:
Uma média de 72kg, esta média só não é mais alta pois o inquérito também foi efectuado a senhoras!

Interesses:
- Falar um suposto francês e dizer palavrões em português;
- Ouvir música tecno ou uma bela musica pimba de Nelo Monteiro, dependendo do momento festivo em que se encontrem. Das duas uma, se estiverem andar de carro pelas estradas do nosso país, pois isso para eles é uma grande festa, ouvem tecno, se estiverem numa agradável patuscada então ouvem uma deslumbrante música pimba dedicada ao emigrante… por exemplo Graciano Saga. É de fazer notar que a música rap oriunda do país onde habitam também está vincada nas suas listas de preferências musicais;
- Vestirem-se com um glamour inconfundível. Roupas largas e coloridas ou um simples fato de treino maquiavélico.
- Apanhar com raios ultra violeta na cabeça!


Basicamente são estes os interesses que os avecs possuem, pois eles não vêm cá fazer grande coisa!

É de fazer notar, que esta é mais outra brincadeira de puro mau gosto, vinda do criador deste blog… Por isso não façam deste texto uma filosofia de vida e não descriminem os Avecs, pois os portugueses também são suficientemente estúpidos para serem gozados… Eh pah esqueci-me, os avecs são portugueses, logo estou a afectar a comunidade lusa, sem grandes problemas!

Para rematar, transcrevo deste post uma frase fulcral, sendo algo que deve ser visto com alguma preocupação… “…Ora pegar na tralhas, na mulher e nos filhos, deixar o cão abandonado na estrada e dar umas voltas…”

Por favor não levem a mulher de férias, levem antes o cão ou outro animal de estimação… pois este não sabe sobreviver sozinho! Acho que vocês entenderam…

Sem mais nada acrescentar o blog vai para férias… hmm… oiço um bruá festivo… hmm… é impressão minha!

Boas Férias para Todos

sábado, julho 15, 2006

M&Ms – Mundiais e Mundialitos

Ora, era obrigação minha no final de um evento de tremenda dimensão, fazer um pequeno comentário àquilo que foi sem dúvida um mês de culto ao futebol, o Mundial. Podemos dar graças, pois a nós, Portugueses, nem nos correu nada mal. Na verdade o pior de tudo foi mesmo acabar num quarto lugar que, no meu ponto de vista até pode ser aceite, não pela qualidade de outras equipas, nomeadamente de equipas de arbitragem, mas sim à não admirável qualidade da nossa, pois todos nós sabemos que Portugal tinha uma boa selecção mas não era para alcançar voos altos, há que andar com os pezinhos bem assentes no relvado; ficamos assim só pelo o sonho de conquistar a tão desejada taça e respectivo primeiro lugar, se servir de consolo fomos considerados a selecção que praticou melhor futebol… o que não deixa de ser estranho, devido a diversas críticas vindas de certos alheios ditos desportistas. Por isso não vou estar aqui apontar culpas e desculpas mesmo que algumas dessas mereçam algum fundamento. Mas vou com toda a certeza fazer pequenos àpartes relacionados com especulações motivadas por muitos e condenadas por outros.

Começo por fazer uma breve avaliação à produtividade da nossa selecção. Sem estar a repetir-me muito, foi sem dúvida um grande mundial para os Tugas (é pah repeti-me!!). Mas podia ter sido melhor caso a nossa selecção não tivesse sido atropelada por adversidades disparadas por desesperados artistas, artistas esses por vezes totalmente dispensáveis ao futebol. Falo concretamente e sem papas na língua, de jornalistas e imprensa. Estes são nada mais, nada menos, os principais alimentadores de intrigas no futebol corrente. Já para não falar de treinadores maus perdedores, treinadores que mesmo antes ou depois de ganhar ou perder, transpiram determinismo e arrogância, jogadores que prevalecem na imaturidade e por outro lado, jogadores maduros que por momentos voltam a esse tempo tão inocente e ignóbil.

A nossa selecção pode-se queixar e bem dessas fatalidades, senão vejamos, sermos agressivamente acusados de ser a equipa que pratica o futebol mais duro e, sermos constantemente enxovalhados como mergulhadores natos, concerteza não terá sido bonito de se ouvir nas hostes da nossa selecção. Mesmo que em certas situações a análise seja acertada, esta conjectura levou com que a nossa equipa fosse vista como uns enganadores da cultura futebolística, o que provocou, na minha opinião a imparcialidade da dualidade de critérios utilizada por um senhor latino-americano no jogo com os Gauleses, e posteriormente por um asiático no jogo com os Alemães.

Podia também agora direccionar-me e atacar certos pilares importantes da nossa selecção, por exemplo o responsável pelas chuteiras do Figo, pois segundo fontes do jornal “O’Crime”, as mesmas podiam provocar febres perigosas, quebrando a total capacidade e qualidade desse grande jogador que agora nos abandona. E por falar em abandonos, é de fazer notar a retirada de Pedro Pauleta que, infelizmente ficará para sempre nos quadros de ouro da história da selecção. Já imagino-me velhinho, sentado no banco de jardim da minha vila, a ouvir comentários néscios de miúdos ignorantes a dizer: “Aquele Pauleta é que era, ele sim, é melhor jogador português de sempre!... Tantos golos!!”… Tantos golos contra o Luxemburgo, Liechtenstein, novamente contra o Liechtenstein, umas voltas por “Andorra”, pelo o meio dois golos contra a Holanda, três contra a Polónia no Mundial Coreia/Japão (xii.. ele jogou em condições numa fase final de uma competição a nível de selecções… fabuloso)… etc. Vai-me doer um bocadinho!

Voltando ao presente recente, e já conhecendo a concretização do novo contrato com o Scolari, espero meramente que perante esta falha ofensiva e para além de chupar dinheiro aos portugueses, dê uma abébias ao Nuno Gomes que, apesar de já não ser um jovem, tem a classe que faltou muitas das vezes a um Pauleta desventurado no nosso ataque; não só de pão vive o homem, como um avançado não vive só à custa de golos, é preciso técnica, toque de bola, segurança de passe, movimentação, e estes são atributos que dantes intitulado “Ciclone dos Açores” nunca me conseguiu incutir… parece que o Sr. Scolari nunca teve dúvidas.

Acontecimento marcante do Mundial, além das defesas do Ricardo, dos mergulhos constantes do Cristiano Ronaldo e da valente conferência de imprensa de Riberry, foi a espetacular pega efectuada por Materazzi ao Zidane, digna de uma nobre corrida de touros em Portugal, vá sem ver… sem ver… à sorte… Barrancos!! Falando agora um pouco mais seriamente deste episódio, não que as corridas de touros em Portugal não seja um assunto sério, pois se existem tradições parvas no nosso país, não hesito em concluir que esta será uma delas… Mas até certo ponto compreendo a reacção de Zidane, pois o que o Materazzi pronunciou é de uma insensatez descomunal. Segundo tradutores labiais da redacção dos Margalhos, Materazzi terá dito a Zidane que este acabaria a sua carreira no Benfica, de tal forma que é bastante compreensível o impulso animalesco do jogador francês, eleito pela a FIFA o melhor jogador do evento; mais uma das muitas ironias deste Mundial.

Para aqueles que queiram mostrar a sua solidariedade para com o Zidane, joguem destemidamente este videojogo belíssimo que consiste em agredir o maior número de vezes o defesa central Transalpino.

link: Headbutts with Zinedine Zidane

Eu consegui um valor máximo de 34 cabeçadas… realmente fantástico, gosto do sonoro!

Para finalizar a parte sobre o mundial, dou os sinceros parabéns à Itália, vencedor do Mundial Alemanha 2006. Mas como as coisas andam um bocadinho feias para os lados dos italianos, acredito plenamente que tenham que abdicar do troféu por possível princípio de fraude futebolística, envolvendo a expulsão do Zidane por um amigável acordo duvidoso em parceria com a FIFA, na tentativa de trocar o prémio de melhor jogador pela a vitória no Mundial. Deste modo Portugal seria campeão na secretaria, pois além de retirarem o troféu à Itália e pertenço segundo lugar à França, descobriam também que Schweinsteiger acusara positivo nos testes feitos à urina antes do jogo com Portugal. Assim Gilberto Madail teria uma desculpa válida para pedir o não pagamento de impostos sobre os prémios dos jogadores… Campeões do Mundo e tal, podia ser que colasse.

Passando agora para pequenos mundiais, os mundialitos. As principais equipas da Primeira Liga já estão há alguns dias a desenvolver as suas pré-temporadas. O Benfica, por exemplo, para não ser tão repetitivo deslocou-se para a Suiça, levando consigo a esperança de todos os benfiquistas: Rui Costa, apontado como o Dão Sebastião ou Filho Pródigo que aparece ao fim de 13 anos com o objectivo de devolver a mística do Benfica, mística essa que ele próprio levou consigo para a sua odisseia em Itália. De tal forma, sendo ele um jogador de classe extrema e de uma educação invejável trouxe consigo aquilo que levara emprestado durante uns anos. È belo vê-lo de novo nos nossos relvados.

Para finalizar este meu post dedicado exclusivamente ao movimentador de massas que é o Futebol. Uma boa notícia para conterrâneos vizinhos, o facto de Jorge Gabriel, o mítico apresentador de televisão, iniciar a sua carreira de treinador ao serviço do Arouca, desta feita a treinador adjunto; tornando assim possível a ambição de um dia vir a treinar o Sporting Clube de Portugal, clube de coração. Penso efectivamente que exista muita gente também ambicionar por esse dia. Mas isto dá-me um grande alento, vendo estas novas transmutações, posso assim também tornar realizável o sonho de um dia vir a treinar o Glorioso, pois não são necessários muitos cursos para chegar à conclusão que o Beto não é jogador para o Benfica.

Umas Honrosas e Sinceras Saudações

A Gerência…

segunda-feira, julho 03, 2006

Multiplicidade Temática e PSs

Encontro-me novamente na problemática e não menos repetitiva situação de escolher um tema para abordar no blog. Já acabo por considerar este aspecto como um simples fetiche de um gajo que não sabe como iniciar a merda de um post e acaba sempre por não dizer nada jeito… Bom, não é que não seja esse o objectivo, mas é realmente complicado começar um texto a dizer alguma coisa em condições. Expressões como “Caros Amigos” e “Um bem haja”, exaustam o leitor de uma corrente de boas maneiras, um código da boa educação que não levam a lado nenhum quando enrolados a um paleio feio e desprezível, tal como aquele que é aplicado neste espaço. Depois começar um post com um simples “O tema de hoje é…” ou “Hoje vou falar de…” seria muito pálido, seco, escasso de vocabulário e intelectualidade, e não fazia transparecer alguma da minha pouca inteligência, pois ao contrário daquilo que certas pessoas já me disseram, eu não sou inteligente, eu tenho é boas ideias… por vezes mal exploradas, mas não deixa de ter o seu crédito benéfico para aqueles que por aqui passam fortuitamente, ou passam levados por mim, ou porque isto até é bonito e gostam de visitar este site perdido no universo da Internet.

Por isso hoje não há tema para ninguém, há sim uma multiplicidade de temas. Hoje o meu blog vai ser versátil, diversificado, o que tornará certamente a leitura do mesmo mais agradável, pois não serão enxovalhados com um comprido leque de palavras sem sentido algum, ou relatos extensos de histórias de acções festivas passadas.

Começo por dar um pequeno retoque às diversas críticas já feitas, não via blog, mas sim via MSN e zona pública, ao vídeo inserido nesta página pela própria gerência… quem mais. É assim meus caros, quem não gosta tem lá um botão que ao clicar com o cursor do rato provoca um fenómeno que pára o vídeo e respectivo som num ápice. Como já devem ter reparado o mesmo vídeo já foi removido do meu espaço, não por aceder à vontade de alguns, mas sim por este já não se encontrar disponível no site onde o fui democraticamente requisitar. De tal forma a coluna “Rational Gaze Ideology” vai ficar sem directivo durante uns dias, até que eu encontre outro vídeo digno de se lá aplicar!

Outra nota de relevo é o facto da existência da coluna dos “Links Não-Figurativos”. Ao que parece o primeiro link já causou alguma confusão a certos visitantes, fazendo estes pequenos trocadilhos com o nome “FF-World”! Não… não é o site oficial do "Foste-Fodido"… é de uma outra coisa que já me “fodeu” muitas vezes e por sinal eu até gostei, e voltei noutras tantas a “foder-me” novamente! Só por causa das cócegas vou alterar o nome. Mas se antes tinham alguma dúvida, clicavam no link e já desfaziam a vossa curiosidade pelo mesmo, por alguma razão ele lá está.

Passando agora a temas menos decorativos e mais essenciais, confesso que ando muito contente nestes dias, não porque estou parcialmente de férias, pois a parte do “parcial” não me dá grande ânimo, pois a época pugna de estudo ainda não acabou e também andam para aí umas adversidades que me atormentem, mais não seja a atroz batalha entre a “Florisbela Deslavada” e os “D’ZRT” que lutam desventuradamente por um lugar “legítimo” no pódio musical em Potugal, sobre o olhar atento de "FF". Estou contente, e isso sim, é motivo para estar alegre. Estou contente com o Ricardo, nem mais, pois este seguiu a minha exortação e andou a tomar a medicação que lhe aconselhara.

Agora a sério, nos últimos dois fins de semanas, parte da comunidade valecambrense juntou-se toda em frente de um ecrã instalado num dos jardins da cidade para ver os jogos da nossa nobre selecção. Risos, rubor, nervos, treinadores de bancada e por fim alegria, e ainda bem, partilhar com todos a emoção da passagem a uns quartos de final do campeonato do mundo e mais recentemente a umas meias-finais, seja directamente ou indirectamente é sempre muito agradável, deve ser das poucas vezes que eu não me importo de ver um festival amador de tuning!

Gostava de deixar aqui um grande abraço ao Ricardo que, apesar muitas vezes criticado, noutras tantas é um verdadeiro herói, citando mais ou menos uma frase dita há tempos por um membro das tropas. No final do longo jogo com a Inglaterra apontei o dedo a mim mesmo e disse na fervedura do acontecimento … “Nunca mais vou gozar com o Ricardo!!! Nunca mais vou gozar com o Ricardo!!!”. Na verdade peco por dizer estas coisas, pois passado alguns minutos voltei à minha pobre consciência, e veio-me novamente imagens como aquelas que mostrei num dos posts anteriores, de tal forma que estou a pensar em reconsiderar a frase que expeli na festiva tarde de sábado. No entanto, de momento é coisa em que eu não penso… Agora vem aí a França, e jogos como o do Euro2000 ainda estão cá entalados na garganta. Já falei com conterrâneos gauleses para ver o jogo comigo para tornar o seu visionamento mais engraçado.
Espero novamente grande festa nas ruas da minha terrinha! Mas podemos estar descansados, pelo menos mais um jogo Portugal já garantiu e ficar entre os quatro melhores do mundo já é mais que um objectivo.

Para não me aprofundar mais no assunto acabo aqui o post, talvez no final do mundial venha a fazer um pequeno comentário a todo um mês de alegrias para uns e tristezas para outros, mas se calhar essa função de tagarelar acerca da selecção portuguesa caberá a outro Margalho.

Para já deixo um rol de questões enigmáticas no ar…

- Quem defendeu as três grandes penalidades? Vi mal ou será que foi o Vítor Baía!?
- Não sei se repararam, mas foi o Jorge Andrade que fez outra grande exibição? É de facto um colosso, um pilar na segurança defensiva da selecção! Insubstituível!
- Ajudem-me estou indeciso! Quem vai ganhar o mundial Brasil ou Argentina?
- Será que o Ronaldinho é mesmo o melhor jogador do mundo? Ou ainda lhe falta aquela classe que jogadores como Zidane e Figo fazem transparecer dentro dos relvados?... Ele que aprenda com os mestres ou o mestre é ele?! (Joga bonito... e fácil)
- Se Portugal perder contra a França, será que a Federação deve despedir o Scolari? Eu despedia, afinal não convocou o Ricardo Quaresma e ele está a fazer uma falta do caraças!

Sem mais nada apontar… Saudações!

Coluna Partido Socialista:

P.S 1: Sorry Ricardo Rocha, mas enquanto não escreveres aquela porcaria a computador não vou perceber o que rabiscaste realmente e não tenho argumentos para fomentar acerca do ocultismo.

P.S. 2: Paulo Jorge, estás a perder terreno na conquista do prémio de “O anormal que perde o seu tempo comentar o meu blog!!”, o Pedro já vai à tua frente!

P.S. 3: Ricardo Rocha… tu também!

P.S. 4: Vou vós dar a conhecer que há prémio!

P.S. 5: Uma estadia no Furadouro no início de Agosto para duas pessoas. Nahhhhh

P.S. 6: Mas existe prémio!

P.S. 7: Porque sempre que inicio uma linha de “P.Ss” gosto de fazer estas brincadeiras, já não é a primeira vez que o faço!

P.S. 8: Obrigado a quem passa por cá!

P.S. 9: Beijos pás meninas, um aperto de mão aos meninos e aquele abraço aos Amigos!

P.S. 10: Obrigado a quem comenta!