sábado, julho 15, 2006

M&Ms – Mundiais e Mundialitos

Ora, era obrigação minha no final de um evento de tremenda dimensão, fazer um pequeno comentário àquilo que foi sem dúvida um mês de culto ao futebol, o Mundial. Podemos dar graças, pois a nós, Portugueses, nem nos correu nada mal. Na verdade o pior de tudo foi mesmo acabar num quarto lugar que, no meu ponto de vista até pode ser aceite, não pela qualidade de outras equipas, nomeadamente de equipas de arbitragem, mas sim à não admirável qualidade da nossa, pois todos nós sabemos que Portugal tinha uma boa selecção mas não era para alcançar voos altos, há que andar com os pezinhos bem assentes no relvado; ficamos assim só pelo o sonho de conquistar a tão desejada taça e respectivo primeiro lugar, se servir de consolo fomos considerados a selecção que praticou melhor futebol… o que não deixa de ser estranho, devido a diversas críticas vindas de certos alheios ditos desportistas. Por isso não vou estar aqui apontar culpas e desculpas mesmo que algumas dessas mereçam algum fundamento. Mas vou com toda a certeza fazer pequenos àpartes relacionados com especulações motivadas por muitos e condenadas por outros.

Começo por fazer uma breve avaliação à produtividade da nossa selecção. Sem estar a repetir-me muito, foi sem dúvida um grande mundial para os Tugas (é pah repeti-me!!). Mas podia ter sido melhor caso a nossa selecção não tivesse sido atropelada por adversidades disparadas por desesperados artistas, artistas esses por vezes totalmente dispensáveis ao futebol. Falo concretamente e sem papas na língua, de jornalistas e imprensa. Estes são nada mais, nada menos, os principais alimentadores de intrigas no futebol corrente. Já para não falar de treinadores maus perdedores, treinadores que mesmo antes ou depois de ganhar ou perder, transpiram determinismo e arrogância, jogadores que prevalecem na imaturidade e por outro lado, jogadores maduros que por momentos voltam a esse tempo tão inocente e ignóbil.

A nossa selecção pode-se queixar e bem dessas fatalidades, senão vejamos, sermos agressivamente acusados de ser a equipa que pratica o futebol mais duro e, sermos constantemente enxovalhados como mergulhadores natos, concerteza não terá sido bonito de se ouvir nas hostes da nossa selecção. Mesmo que em certas situações a análise seja acertada, esta conjectura levou com que a nossa equipa fosse vista como uns enganadores da cultura futebolística, o que provocou, na minha opinião a imparcialidade da dualidade de critérios utilizada por um senhor latino-americano no jogo com os Gauleses, e posteriormente por um asiático no jogo com os Alemães.

Podia também agora direccionar-me e atacar certos pilares importantes da nossa selecção, por exemplo o responsável pelas chuteiras do Figo, pois segundo fontes do jornal “O’Crime”, as mesmas podiam provocar febres perigosas, quebrando a total capacidade e qualidade desse grande jogador que agora nos abandona. E por falar em abandonos, é de fazer notar a retirada de Pedro Pauleta que, infelizmente ficará para sempre nos quadros de ouro da história da selecção. Já imagino-me velhinho, sentado no banco de jardim da minha vila, a ouvir comentários néscios de miúdos ignorantes a dizer: “Aquele Pauleta é que era, ele sim, é melhor jogador português de sempre!... Tantos golos!!”… Tantos golos contra o Luxemburgo, Liechtenstein, novamente contra o Liechtenstein, umas voltas por “Andorra”, pelo o meio dois golos contra a Holanda, três contra a Polónia no Mundial Coreia/Japão (xii.. ele jogou em condições numa fase final de uma competição a nível de selecções… fabuloso)… etc. Vai-me doer um bocadinho!

Voltando ao presente recente, e já conhecendo a concretização do novo contrato com o Scolari, espero meramente que perante esta falha ofensiva e para além de chupar dinheiro aos portugueses, dê uma abébias ao Nuno Gomes que, apesar de já não ser um jovem, tem a classe que faltou muitas das vezes a um Pauleta desventurado no nosso ataque; não só de pão vive o homem, como um avançado não vive só à custa de golos, é preciso técnica, toque de bola, segurança de passe, movimentação, e estes são atributos que dantes intitulado “Ciclone dos Açores” nunca me conseguiu incutir… parece que o Sr. Scolari nunca teve dúvidas.

Acontecimento marcante do Mundial, além das defesas do Ricardo, dos mergulhos constantes do Cristiano Ronaldo e da valente conferência de imprensa de Riberry, foi a espetacular pega efectuada por Materazzi ao Zidane, digna de uma nobre corrida de touros em Portugal, vá sem ver… sem ver… à sorte… Barrancos!! Falando agora um pouco mais seriamente deste episódio, não que as corridas de touros em Portugal não seja um assunto sério, pois se existem tradições parvas no nosso país, não hesito em concluir que esta será uma delas… Mas até certo ponto compreendo a reacção de Zidane, pois o que o Materazzi pronunciou é de uma insensatez descomunal. Segundo tradutores labiais da redacção dos Margalhos, Materazzi terá dito a Zidane que este acabaria a sua carreira no Benfica, de tal forma que é bastante compreensível o impulso animalesco do jogador francês, eleito pela a FIFA o melhor jogador do evento; mais uma das muitas ironias deste Mundial.

Para aqueles que queiram mostrar a sua solidariedade para com o Zidane, joguem destemidamente este videojogo belíssimo que consiste em agredir o maior número de vezes o defesa central Transalpino.

link: Headbutts with Zinedine Zidane

Eu consegui um valor máximo de 34 cabeçadas… realmente fantástico, gosto do sonoro!

Para finalizar a parte sobre o mundial, dou os sinceros parabéns à Itália, vencedor do Mundial Alemanha 2006. Mas como as coisas andam um bocadinho feias para os lados dos italianos, acredito plenamente que tenham que abdicar do troféu por possível princípio de fraude futebolística, envolvendo a expulsão do Zidane por um amigável acordo duvidoso em parceria com a FIFA, na tentativa de trocar o prémio de melhor jogador pela a vitória no Mundial. Deste modo Portugal seria campeão na secretaria, pois além de retirarem o troféu à Itália e pertenço segundo lugar à França, descobriam também que Schweinsteiger acusara positivo nos testes feitos à urina antes do jogo com Portugal. Assim Gilberto Madail teria uma desculpa válida para pedir o não pagamento de impostos sobre os prémios dos jogadores… Campeões do Mundo e tal, podia ser que colasse.

Passando agora para pequenos mundiais, os mundialitos. As principais equipas da Primeira Liga já estão há alguns dias a desenvolver as suas pré-temporadas. O Benfica, por exemplo, para não ser tão repetitivo deslocou-se para a Suiça, levando consigo a esperança de todos os benfiquistas: Rui Costa, apontado como o Dão Sebastião ou Filho Pródigo que aparece ao fim de 13 anos com o objectivo de devolver a mística do Benfica, mística essa que ele próprio levou consigo para a sua odisseia em Itália. De tal forma, sendo ele um jogador de classe extrema e de uma educação invejável trouxe consigo aquilo que levara emprestado durante uns anos. È belo vê-lo de novo nos nossos relvados.

Para finalizar este meu post dedicado exclusivamente ao movimentador de massas que é o Futebol. Uma boa notícia para conterrâneos vizinhos, o facto de Jorge Gabriel, o mítico apresentador de televisão, iniciar a sua carreira de treinador ao serviço do Arouca, desta feita a treinador adjunto; tornando assim possível a ambição de um dia vir a treinar o Sporting Clube de Portugal, clube de coração. Penso efectivamente que exista muita gente também ambicionar por esse dia. Mas isto dá-me um grande alento, vendo estas novas transmutações, posso assim também tornar realizável o sonho de um dia vir a treinar o Glorioso, pois não são necessários muitos cursos para chegar à conclusão que o Beto não é jogador para o Benfica.

Umas Honrosas e Sinceras Saudações

A Gerência…

10 Interpelações:

Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

bem.. como benfikista k sou admito k a boca do matterazi tenha tido a sua piada xD.. e atençao, nao fales assim tao mal do pauleta, afinal de contas ele tem mais golos co eusebio xDDD.
nas tenho k admitir k sou sem grande espirito comentador.. nao tenho mais nada d especial a criticar lol.. digo.te apenas k anseio o teu proximo post eheh s precisares d mais ajuda diz :D
abraço
ps: compra uma catana pa ir po mato xD

julho 17, 2006 3:29 PM  
Blogger Diana tagarelou da subsequente forma...

Eu tenho uma teoria que a FIFA é dominada por extraterrestres francesas.. mas é segredo =X enquanto isso, vamos sempre dizendo que para a próxima é que é e cantando que esta merda é toda nossa.. Quanto ao Zidane, dava melhor para galo de capoeira ( e se disserem que é azia, dou razão, então perder 2 meias finais a custa dete estranho e triste homenzinho?)
Quanto ao outro blog, não me julgues, que eu nem sou mt apreciadora de heavy metal nem tanpouco me identifico com Santanás, Lúcifer ou afins, nem sequer escrevi nenhum texto, simplesmente pediram me para participar numa «brincadeira» que eu nem percebi ^^ coisas que me transcendem. Um grande «bem haja» também pra ti :)

julho 17, 2006 11:03 PM  
Blogger Paulo de Almeida tagarelou da subsequente forma...

Aproveito e ao mesmo tempo que comento este teu post, comento os comentários que fizeram no meu post, que ironia do destino é sobre o mesmo assunto. Para e principalmente o Sr. Pedro, nós fomos mesmo roubados. E mais não preciso de dizer sobre esse famigerado comentário.

Concordo contigo no motivo que terá feito o Zidane perder e usar a cabeça para dar uma cornada no Materazzi que, digamos é tudo menos leal e honesto para com os adversários... mas se foi para chamar uns certos nomes a umas certas pessoas que até são francesas está como que, perdoado. Concluindo esta alínea, realmente vir jogar para o Benfica é muito mau... mas adiante.

Mas se, concordo com praticamente tudo o que disseste tenho que confessar que estou contra aquilo a que chamas tradição estúpida, pois vejo que fim de semana após fim de semana a tradição nestas terreolas do fim do mundo é apanhar bebedeiras para na segunda seguinte se contar apenas aquilo de que se lembram que quase sempre é apenas o primeiro copo... isso sim é uma tradição estúpida.

Eu nunca deixei de ficar sóbrio e portanto sei ver que uma pega (não confundir com pêga) de touros, não é uma tradição estúpida, mas sim um acto de coragem. Mais história tem isso que um Benfica, perdoa me a franqueza.

Gostava de ver as pessoas que criticam as pegas de touros a serem capazes de se colocar à frente de um animal com meia tonelada de peso... vamos lá embora, quero ver...

Abraços e continuação de bons posts... e desculpa a falta de agressividade, ironia e o facto de não ter sido mordaz, mas o calor não deixou.

julho 18, 2006 12:41 AM  
Blogger Paulo de Almeida tagarelou da subsequente forma...

51 cabeçadas. Desafio qualquer pessoa a conseguir melhor.

Saudações Leoninas.

julho 18, 2006 3:47 PM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

amigo... 53 cabeçadas, está alcançado o desafio...

loooooool

julho 18, 2006 4:10 PM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

57... Pumba.

julho 19, 2006 12:15 AM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

n vou dar continuidade a esse jogo n é k tenha valor p alcançar o teu novo record sr. scarto, mas talvez pk sou um homem ocupado.. n sei em k.. mas sou!xD

julho 19, 2006 3:20 PM  
Blogger Paulo de Almeida tagarelou da subsequente forma...

Acredito que sejas um homem ocupado. Concordo e assino por baixo.

julho 20, 2006 12:23 AM  
Blogger Unknown tagarelou da subsequente forma...

Baduntch.

A falta de inspiração remete-me apenas para um comentário: boa sorte Arouca. :-D

E já agora para o castigo aplicado aos atletas em questão 3 jogos para o Zidane e 2 para o Materazzi, acompanhados com coimas de valor diferente e que me passaram ao lado na sua exactidão. Será que não repararam na parte em que o homem disse que se ia RETIRAR? Penso que para ser castigo deviam obrigá-lo a jogar mais 3 jogos ou estarei enganado?

Comentem sff. Abraço.

julho 22, 2006 4:27 PM  
Blogger Unknown tagarelou da subsequente forma...

n deixa de ser um assunto problemático e até mesmo enigmático pois o zidane jogos de futebol neste momemto n deve ser com ele.

vou-me informar acerca disso.. e fazer dps transparecer essa grande dúvida k passa nos visitantes deste espaço, dúvida essa colocada por um assiduo comentador do blog!

julho 22, 2006 6:59 PM  

Postar um comentário

<< Home