segunda-feira, maio 01, 2006

O Eucalipto Malicioso

Um bom dia ao caro leitor que lê este blog durante a manhã, uma boa tarde ao caro leitor que lê este blog durante a tarde e uma não menos agradável boa noite ao caro leitor que lê este honesto blog... à noite.

Continuarei a elogiar abusivamente a vossa atitude, sem vocês este blog não tinha piada nenhuma, ou até tinha pois quando eu olho para isto rio-me seriamente à parva e por vezes até profiro a seguinte frase: “O artista é um bom artista, mas não havia necessidade”, citando uma celebre expressão de um senhor da critica nacional, Diácono Remédios. Para aqueles que não conhecem a personagem em questão, aconselho vivamente a visitar os arquivos da RTP e procurar por “Herman Enciclopédia”. Diácono Remédios não é nada mais nada menos que uma de muitas personagens criadas por Herman José no auge da sua carreira. Entre outros tínhamos Estebes, SuperTia, Lauro Dérmio, Sr. Engenheiro, etc. Dêem uma olhadela neste sketche e comprovem a qualidade exuberante de humor que nessa altura o Hermano demonstrava.



Actualmente Herman José encontra-se na SIC com pouca ou quase nenhuma piada comparativamente àquela que tinha antigamente, de estranhar pois um canal que noutros tempos colaborou e até mesmo negociou bens de termos monetários com João Vale e Azevedo é de dar uma valente gargalhada. (Nota: Penso até que este sketche pretence ao Herman quando iniciou a sua desventura na SIC, mas isso ninguém precisa de saber)

Mas não é de comédia interligada a negócios obscuros que vos venho falar hoje, venho sim alertar-vos sobre um dos maiores bodes expiatórios que o nosso país atravessa neste momento, o eucalipto!

Outrora o eucalipto serviu para minha mãe usar as suas aromatizadas folhas e uma bacia com água a escaldar, levando essa mistura até ao meu quarto nos dias em que encontrava mais agoniado para respirar.
Na verdade meus amigos, o eucalipto está a ser alvo de duras criticas por parte dos portugueses, em especial a classe mais jovem.
Em certo modo eu até concordo com algumas dessas bajulices que para aí se diz, o eucalipto é uma árvore grande e feia, planta que nunca colocaria no meu jardim, por outro lado também entendo a indignação da classe mais jovem, as folhas de eucalipto não têm qualquer utilidade no que toca ao consumo de drogas leves, são altas, finas e difíceis de trepar, e existem mais eucaliptos que admiradores dos morangos com açúcar.

Mais...
Neste momento o eucalipto é considerado uma arma de destruição massiva, nos dias de muito calor, mais concretamente no verão, quando um eucalipto arde, os seres da mesma espécie demonstram solidariedade pelo o seu aliado e ardem juntamente com ele, devastando imensas áreas de floresta e mato!
Ultimamente o eucalipto é apontado como assassino involuntário, e tem a sua lógica, se alguém cortar um eucalipto, e este ao cair atingir uma pessoa, o indivíduo em causa morre. Se alguém estiver a conduzir alcoolizado a mais de 120km/h e colidir frontalmente num eucalipto, obviamente que também morre!

O próprio eucalipto já veio mostrar recentemente a sua revolta acerca destas últimas conjecturas, dizendo que ameaça migrar para países sul-americanos se a situação começar agravar. Mas tal como prova a imagem que se segue, não me parece esta a melhor solução, cheira-me que nomeadamente no Uruguai, o eucalipto não será muito bem recebido.

Fig.1 Fan dos Morangos no Uruguai


O mesmo cartaz podia aplicar-se a Portugal, e seria escrito da seguinte forma, “Por otro Portugal, ni uno Ucraniano más”, ou em português “Por outro Portugal, nenhum Clandestino mais”.

Mas voltando ao tema central, deixo-vos uns conselhos que poderão ser úteis para a não descriminação dos eucaliptos.
Primeiro, crianças e jovens adolescentes, quando iniciarem a vossa vida como fumadores activos, não comecem a fumar nos montes às escondidas da povoação, pois a vossa inexperiência pode levar à destruição de vários hectares de floresta.
Segundo, quando saírem à noite, certifiquem-se que não entram bêbados nos vossos carros, para depois estes não serem encontrados danificados contra um eucalipto.
Terceiro, sigam a aviso que se segue;

Fig.2 Aviso numa mata em Vale de Cambra


Conclusão, os eucaliptos são nossos amigos, nós é que não respeitamos o seu espaço e existência!

Saudações
Para mais informações de nível científico acerca do eucalipto, check: Flatulência refrescante

10 Interpelações:

Blogger Paulo de Almeida tagarelou da subsequente forma...

Não haja dúvida que é um tema que é tão polémico que continua a ser discutido dia após dia, em blogs atrás de blogs... mas sinceramente meus amigos, e esta é apenas a minha opinião (o que pouco ou nada conta), o eucalipto não merece tamanho protagonismo... e se porventura ele assim o procurou, culpa tem também quem repetidamente fala dele até mais não. Portanto, aqui fica um aviso para ti Sr. Margalho, e para o Rei dos Blogs, Sr. Master Orgasmo, que embora escrevinhando bem em certas e determinadas alturas, escolheram mal o tema no seu último post... desejo sinceramente que voltem a temas onde não dêem tanto protagonismo a quem não o merece. Muito obrigado e um bem hajam.

maio 03, 2006 12:07 AM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

Por onde hei-de começar??? (questiono) Pode até parecer estranho...m pelo fim!!! Não Leandro!!!! Os eucaliptos não são nossos amigos!!!! São tipos da pior espécie, q crescem mais depressa que os outros, roubando a sua luz e água e fomentando nos silvicultores gananciosos a crecente sede de plantação de mais eucaliptos como forma de rentabilizar as suas matas!!!! já agora...para quem critica a entrada de clandestinos em Portugal...dizer que os eucaliptos são nossos amigos é muito feio...pois também eles vieram clandestinamente p o nosso país, vindos da Austrália, trazidos por ignorantes q desconheciam o mal q iria causar a sua introdução à flora autóctone, isto é, agora temos matas uniformizadas, sem diversidade, onde faltam as nossas árvores típicas (castanheiros, carvalhos, pinheiros, etc.).No entanto, são árvores e merecem ser respeitadas cm tal, concordo assim com o facto de utilizarmos as suas qualidades medicinais, bem como com o conselho de experientes/inexperientes n fumarem na floresta!(este foi o tratamento biológico da questão: Os eucaliptos são nossos amigos!) Mas fazendo outro paralelismo com clandestinos...embora no nosso país tenhamos uma maior diversidade cultural e linguística...essas espécies oriundas de países frios, quentes e assim assim, estão tb elas a prejudicar os autóctones, uma vez que algumas têm tendência para proliferar a uma taxa louca, bem como, serem contratados mais facilmente uma vez q se prestam a qq trabalho e a qq salário...Todavia, este problema é mais complexo do que o do vulgo eucalipto parado nas matas a dar cabo de outras árvores ou de quem choca contra eles (embora aqui n tenha culpa). Falar de eucaliptos que se movem e sugam a água e sais minerais da sociedade que gentilmente os acolhe é mt pior (fico por aqui neste aspecto).
Qt aos outros assuntos tão sublimente discutidos neste post...concordo q o Herman perdeu o humor de outrora e q a pirataria é muito feia (nunca gostei de tipos com pala no olho, perna de pau e gancho em vez de mão).
Beijos!!!!
Até à próxima!

maio 03, 2006 3:19 PM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

epah tenhu vindo a seguir a tua recente carreira d "blogueiro" atentamente e como n deixei nenhum comente nos otros textos tenciono tb n deixar nenhum comentario neste. lol

maio 03, 2006 5:58 PM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

bem e caso pra dizer k bater mesmo batendo na madeira depois de se espetar contra um eucalipto nao traz nada de bom, la se vai a superstiçao.. (pronto parem de rir) e o pah, ate de certo modo tive um certo gosto em visualizar a mitica saga dos anos 90 o herman enciclopedia, mas espero k bem k akeles nao tenham sido os melhores episodios,porke para a publicidade k fizeram deixou um cado a desejar, nao leves a mal amigo! e vejo tbm k ja te juntaste a comunidade stugas, e informo.te k me estao a xamar pra ir comer, logo o efeito proveniente deste acontecimento faz com k me despeça por aki, deixo.te apenas akela piada privada:"Do u like water sports?? uhheuwhehehwu!!" bem abraço

maio 05, 2006 8:18 PM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

Bem haja meu caro!
a sua capacidade intelectual..é elevadissima, pena estar a ser utilizada inutilmente, sim pk est assunto nem aos defensores da floresta interessa.
meu caro os gostos n se discutem, tens de saber aceitar os gostos dos outros, podes n gustar tu ms pode haber km goste.
bem tu fals e realmente consegues n falar em nad...
bem, mais n digo..amo.te

maio 08, 2006 2:47 PM  
Blogger Unknown tagarelou da subsequente forma...

Confesso que tinha ideia que já havia comentado este de si próprio comentário.

Como o caro amigo teve a oportunidade, e agradeço o reparo, de ler a partir do meu espaço quase cultural, as práticas levadas a cabo pelo eucalipto são realmente de índole prejudicial à sociedade em geral.

Eu no entanto defendo o eucalipto. Julgo que mais que o cházinho e/ou a celulose, o eucalipto pode oferecer todo um rol de novas oportunidades nomeadamente no campo das artes, como previamente demonstrado.

Lanço um apelo. Que não se substime o eucalipto só por não ser capaz de se desviar das gaivotas que o brutalizam, mas antes que se valorize o mesmo por tratar de cumprir o ingrato papel atribuído pela selecção natural responsável, entre outros, pela eliminação do CO2.

maio 13, 2006 8:07 PM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

Boa tarde...

Antes de mais devo dizer que não podemos acusar sem tentar perceber os dois lados da questão...

Quem usa para drogas feliz seja, mas isso a mim não me interessa para nada...

Não vamos estar para aqui a dizer que o eucalipto é nosso amigo, porque o carvalho também é nosso amigo e é uma especie autoctone, e mesmo assim não deixa de se encontrar as portas da via de extinçãoo

e porquê?

porque estamos a a bombardiar a floresta portuguesa com esta infestante que é o eucalipto, que tras enumeras desvantagens entre elas:
- excessivo consumo de água;
- arde com facilidade;
- não permite que outras especies cresçam á sua volta;
- mata animais devido á libertação de replente;
- não serve de habitat para nenhum animal;
- Diminui:
• Densidade;
• Porosidade;
• Compactação;
• Permeabilidade para a água.
- Poluição do meio ambiente;

Pois é...
No nosso pais defende-se esta especie, porque tras lucro.. o interesse economico é grande...

Mas visto as coisas neste termo vamos deixar de pedir mesericordia pelo ambiente já que so quem tem um pouco de senso comum se preocupa com ele...

Eu sou completamente contra o eucalipto que é plantado ali e aqui sem controlo nem fiscalizações nenhumas...

O mundo evolui tecnologicamente mas esta cada vez menos sensivel aos problemas que nos rodeiam...

termino o comentario com uma das frases que mais me marcou ate hoje e tem a sua realidade..

"O mundo esta em tal estado que em vez da tecnologia se adaptar ao ser humano o ser humano é que se adapta á tecnologia."

novembro 17, 2009 8:07 PM  
Blogger Unknown tagarelou da subsequente forma...

Boa noite Anónimo!

O seu comentário foi bastante esclarecedor, e confesso que fiquei surpreendido pelo facto de ter encontrado este meu merdoso texto que nada tem a ver com questões ambientais em relação ao eucalipto. Até porque já na altura deste texto partilhava da sua opinião! A questão é que isto foi um inocente acto de parvoíce, humor muito negro, e muito fraquinho também... No entanto, obrigado por passar por cá! E convido-o a passar no actual tasco, isto num dia em que não tenha mesmo nada para fazer!

Cumprimentos, a Gerência!

novembro 18, 2009 1:48 AM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

fevereiro 19, 2010 9:46 AM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

Eucaliptos no Brasil é plantado somente para se fazer celulose. Entretanto, NAO substitui a mata nativa brasileira; onde há florestas de eucalipto não há vida animal, o solo perde o lençol freático...é um desastre ecológico por cá.
Por tal motivo, floresta de eucalipto plantadas por poderosas indústrias na America do Sul é tão danoso como uma floresta de concreto.

novembro 29, 2010 3:05 PM  

Postar um comentário

<< Home