sexta-feira, outubro 20, 2006

Vocabulário Juvenil Valecambrense

aviso: qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência;

1º - Vocabulários Juvenil Valecambrense – 7 votos, 37%
2º - Mundo dos Fotologs – 6 votos, 32%
3º - Beto, Homem ou Macaco? – 5 votos, 26%

Total de Votos – 19

As estatísticas não enganam e o VJV foi o grande vencedor da votação online efectuada há coisa de duas semanas atrás no blog. Como podem verificar a partir dos resultados foi um duelo bastante renhido entre os temas VJV e o Mundo dos Fotologs, temas esses que poderão até ter alguma ligação. Tive deste modo de recorrer por força das circunstancias ao “PhotoFinish” para assim determinar qual o vencedor. Um sufrágio apenas decidiu qual seria então o tema abordar no blog! Fiquei verdadeiramente surpreendido com o resultado final, sempre pensei que a interrogação à volta da animalidade de Beto fosse algo que suscitasse o interesse de todos.

Talvez começar pela razão que me motivou a sugerir o tema vencedor seja o primeiro ponto assentar no texto. Sem estar aqui com muitos rodeios, as férias no Furadouro foram sem dúvida o mote para obter tal tema, e pô-lo respectivamente em consideração. Isto porque, nas minhas saídas nocturnas diárias, era constantemente apadrinhado com novos vocábulos quando me encontrava num convívio mais aproximado com gente cambrense. Depois do episódio Fura, fui pesquisando outras formais verbais, habituais nas hostes de Cambra, recolhendo assim um aglomerado de expressões que merecem o devido destaque. Não esperem é um lote vasto de vocabulário, género “Dicionário Valecambrês - Português”, pois na verdade nem falamos assim tão mal, mas obviamente que, ainda existem algumas arestas vocabulares por lapidar, ou melhor, existem algumas arestas vocabulares a assinalar; pois não tenho o intuito de mudar hábitos e costumes linguísticos de ninguém, e muito menos sou gente para criticar algo que seja a nível verbal! Eu falo mal como o caralho! Vão por mim!

Todos nós somos influenciados na maneira como falamos, uns mais que outros, evidentemente. Seja através do nosso grupo de amigos, de um programa de televisão ou até mesmo a ouvir um diácono falar; podemos fazer com que o nosso dialecto se altere uma vez por outra, atribuído um conjunto de invocações orais com determinadas acentuações e alterações gramaticais!

Vale de Cambra não foge à regra e também acentua algumas expressões metamorfoseadas no seu dia-a-dia, principalmente a comunidade juvenil. Influenciados por terceiros, ou adoptando um principio único linguístico, usam e abusam de certas linguagens.

Por exemplo, a palavra bué. Palavra muito utilizada pela juventude de hoje, e até imagino que daqui um ano ou dois venha a fazer parte dos novos dicionários de português, apresentado como linguagem calão.

Bué, gír. adj. e pop. muito; bastante; imenso; algo grandioso; espectacular.

A comunidade juvenil valecambrense não poderia ficar impune, e também utiliza de forma exuberante este tipo de vocábulo, aliando até a outras palavras, desenvolvendo assim um dialecto bastante característico.

Exemplo:

“- O ByeByeSummer foi bués, houve bué de estrilho!”
“- Ya! Aquele sonoro partia bués”


Traduzindo:

“- O XauXauVerão foi altamente, houve muita pancada!”
“- Sim! Aquele som era potente!”


Outras expressões levantam algumas dúvidas perante a nossa sociedade. O que são pessoas bués? São pessoas muito, muito porreiras? Hmm… Ainda bem que são, mas não deixa de ser uma tirada um tanto ou quanto atónito.

“Bué”Frequência de Uso – Elevada;

O estranho hábito de utilizar o prefixo, se é que se pode chamar isso, pessoal antes de se pronunciar o nome de alguém. Exemplo, o pessoal Leandro, o pessoal Espadaneira e o pessoal Fábio foram comer presunto e queijo para a Casa Transmontana em Macieira de Cambra! (só publicidade à borla)

Pessoal, adj. relativo a pessoa; próprio de certa pessoa; individual; s. m. conjunto de pessoas.

“Pessoal”Frequência de Uso – Baixa; só ao alcance de algumas tribos;

O uso exagerado de expressões como "Amo-te" e "Adoro-te" é uma realidade. Palavras que se deviam utilizar em momentos e ocasiões muito próprias, estão-se a tornar uma pura banalidade linguística; e aqui entra o Mundo dos Fotologs, onde a utilização destas expressões se mostra excessiva, principalmente pelo universo feminino. Ninguém mete em causa o afecto que nutrem umas pelas outras, mas por favor, uma/duas vezes é bonito, a partir da terceira já começa a ser abuso!

Amor, s. m. paixão; afecto; inclinação da alma e do coração.

Adorar, v. tr. prestar culta a; amar em extremo; venerar algo;

“Amo-te” e “Adoro-te”Frequência de Uso – Alta, maioritariamente pelas raparigas;

A espontaneidade da utilização da palavra tipo. Utilizada fortuitamente, onde as pessoas em causa pouco ou nada se apercebem das infinidades de vezes que aplicam esse termo. E quando se apercebem, concluem que é irreversível o fenómeno natural de a dizer, “Fogo, disse outra vez tipo!”;

Tipo, s. m. conjunto de caracteres essenciais que distinguem uma classe; modelo; pessoa pouco respeitável. Expressões relacionadas: como; por exemplo.

“Tipo”Frequência de Uso – Elevada;

Agora a palavra mais ridícula que ouvi nos últimos tempos, palavra essa vinda de certas bocas da juventude cambrense. Nada mais nada menos que, Careta juntamente com o significado atribuído pela mesma gente!

Careta, s. f. trejeito do rosto; momice; pessoa lerda; s. m. e f. adj. (Bras.) pessoa muito presa aos padrões tradicionais.

Ora, um Careta em Vale de Cambra significa, jovem não alcoolizado ou jovem que não está sobre o efeito de drogas. Podemos interpretar esta denominação de duas formas. Está-se a criar uma cultura em que as pessoas mais reservadas são uns totós, que não fumam drogas e não bebem bebidas com teor alcoólico, ou, e atendendo ao significado brasileiro, uma pessoa muito presa aos padrões tradicionais. Bem, sabendo que, o que é tradição hoje em dia é apanhar uma valente bebedeira e fumar umas potentes brocas; leva-me a concluir, e através do método de indução matemática que, os Caretas são de facto as pessoas que estão bebêdas ou então, estão sobre o efeito de drogas! Hmm, mas que bela dedução!

“Careta”Frequência de Uso – Baixa; só mesmo em casos extremos da estupidez humana;

Para finalizar, colocar aqui um pequeno diálogo codificado, utilizado por orbes específicas valecambrenses:

- “Tens aí a cena?”
- “Faz esse…”
- “Roda isso…”
- “E isso, ta fixe?!”
- “Potente!”
- “Desmarca!”


Eu pelo menos não faço a mínima ideia do que é que eles estão a falar!

Aqui está a merda de tema que vocês escolheram, eu bem tinha avisado que o tema do Beto era mais jovial, mas vocês insistiram… não tenha culpa! É por estas e por outras que o país não anda para frente! Ah, aproveito desde já para formalizar a minha candidatura à presidência de Vale de Cambra! Meus Amigos… Votem em Mim!

De mais lembrar que hoje é dia 20 de Outubro, ducentésimo nonagésimo terceiro dia do ano no calendário gregoriano (294º em anos bissextos). Logo faltam 72 dias para acabar 2006. Bom, achei que era importante dizer isto…
Saudações

segunda-feira, outubro 02, 2006

Heresias Conceptuais

Depois de ter constatado que textos sérios neste blog não fazem sentido nenhum, talvez por os acompanhantes deste espaço estarem mal habituados, vou pensar que é isso, ou então vou concluir que nenhum deles conhece Opeth (ai…como eu sou tão mau)! Optarei assim por voltar a envergar pelo o caminho da parolice. As pessoas até certo ponto gostam, continuo a mostrar a insanidade mental que possuo e expulso aqui, e por sua vez sou glorificado por todos. Voltar a malignidades textuais inúteis que não levam ninguém a lado nenhum e muito menos é matéria a considerar pelas as pessoas que o lêem! Assim sendo e após encontrar uma digitalização perdida na minha pasta de documentos recebidos, decidi que o que estaria lá profanado seria o próximo tema do blog! É de dar uma certa importância, pois foi uma digitalização outrora enviada por um potencial colaborador do blog, colaborador esse que depressa se revelou uma nulidade, não pelo o talento que contém, mas pela preguiça que demonstra… de certo modo até o compreendo, visto bem as coisas, se começasse a labutar nisto comigo, seria considerado um “wanna be” e eu não pretendo isso. Nunca me passou pela cabeça haver alguém que fosse parecido comigo, primeiro porque seria um bicho feio, e depois seria mais um ultraje à integridade humana, perfeitamente desnecessário!

Ao encontrar tal escritura inconsequente parei e pensei para mim: “E porque não pegar neste excremento literário e tentar transforma-lo noutro excremento literário ainda mais fôfinhu”, basicamente e em poucas palavras, fazer uma merda ainda maior, mas com algum nível! Imprimi o ficheiro que recebera e depois de uma/duas horas a olhar para um papel com rabiscos apercebi-me que este possuía algo escrito em português. Achei deveras fantástico porque é a minha língua e assim a leitura fica facilitada! Redondamente enganado estava eu, a leitura mostrou-se desumana, dolorosa e difícil, um autêntico atentado à caligrafia do nosso português!

Após leitura atenta do pequeno texto que me fora concebido fez-se-me entender que, a pessoa que mo enviara queria que eu falasse de fenómenos paranormais. Sendo também eu um fenómeno por explicar, reconheci que o tema seria o mais apropriado para falar por cá!

Confesso que, mais tarde ou mais cedo teria de passar por este tema tão mediático e dissertá-lo de uma forma ingénua como tem sido habitual quando me digno a escrever sobre algum assunto neste blog! Sei que seria mais engraçado abordá-lo posteriormente à realização da tão misteriosa reunião de almas que há uns tempos era muito falada entre corpos juvenis valecambrenses! Mas esse acontecimento mostrou-se impraticável, devido à falta de uma organização forte e coesa, coisa que não aconteceu por parte dos responsáveis do mesmo! Indecisões atrás de indecisões!

Ora, as ciências ocultas têm como objectivo explicar fenómenos que por si só são inexplicáveis, por exemplo: Alguém me sabe explicar como é que o Bush foi reeleito presidente dos EUA?... Pois… Não sabem! Esclareço desde já que a as ciências ocultas ainda estão por descobrir e o resto do mundo também! Como este exemplo existem muitos outros, mas sobre isso tratarei de falar daqui a pouco!

Dentro das ciências ocultas existem vários tipos e subtipos de conceitos e ideias! Chamamos ciências ocultas a um conjunto de práticas heterogéneas, que vão desde astrologia à magia, passando pela alquimia e várias formas de adivinhação. Na actualidade é denominado por um simples ocultismo, este serve então para explicar uma série de acontecimentos esotéricos mundiais recentes, e não só, de um valor bastante duvidoso por sinal, mas não inadequado. A palavra "ciência" remete-nos para concepções específicas com uma coerência interna total, e o adjectivo "oculto" reflecte o duplo encobrimento de algumas matérias que pretendem ser discretas e misteriosas para o comum dos mortais, e ao mesmo tempo são afugentadas do âmbito do pensamento pela razão ideológica e cientifica do ser humano. Deste modo pretendo pegar em alguns exemplos do universo do oculto e fazer uns breves comentários na tentativa de mostrar o meu honesto juízo, mesmo que este seja totalmente patético… pronto vai ser!

Há muito que o tema do sobrenatural inquieta a Humanidade, casos como o de Roswell (4 de Julho de 1947) e Lili Caneças (4 de Abril de 1944) continuam um verdadeiro mistério! São muitos os fenómenos que nos atormentam hoje me dia, seja um objecto estranho cintilante no céu, a história do Espadaneira sobre um cavalo em Rôge ou um simples jogo do Benfica! Deste modo, são muitos os exemplos que podemos tomar nestas circunstâncias, e é nesse sentido a narração de casos que vou enunciar a seguir.

Começarei por uma personagem mítica no mundo do ocultismo, o Vampiro! Os Vampiros desde há muito tempo são criaturas que afligem as populações durante a noite, não a actual, pois nós já estamos fartos de vê-los em telas de cinema, mas sim àquela que existia há uns séculos atrás! Isso sim, nessa altura ainda era novidade para as pessoas! Seres sombrios obcecados por sugar o sangue das suas vítimas, que por sua vez era o seu sustento de sobrevivência. Acredito que fosse bastante assustador e inquietante! Sabendo que um dos recursos que faz mover o Homem é o sangue que nos corre nas veias e fazendo um paralelismo com actualidade: Que são Vampiros, senão simples cobradores de impostos! Que sugam sem piedade o dinheirinho das nossas famílias! Sem dinheiro a gente vive? E se o Conde Drácula morava na Transilvânia, onde é que mora agora? Será no parlamento? No palácio de Belém? Será que “os vampiros da sociedade” não existem mesmo!?

Lobisomens! São seres humanos, homens, que se transformam em lobos com uma elementar visão lunar em noites de lua cheia, usufruindo assim de uma força descomunal e de um faro apurado para obter carne humana! Também são criaturas relatadas do passado, mais concretamente da Idade Média! Mas tal como o nome indica, lobisomens é a junção dos substantivos Lobo+Homem! Nesses parâmetros actualmente existe a prova que todos nós procurávamos para justificar a existência dessa criatura bizarra, Tony Ramos, actor brasileiro de novelas! É preciso dizer mais alguma coisa? Ainda não acreditam?

As bruxas! As bruxas, primitivamente, eram consideradas feiticeiras ateias que prestavam culto a práticas satânicas, por isso eram consideradas uma grande ameaça para a religião cristã! Hoje em dia o termo bruxa é associada geralmente a pessoas que adivinham o futuro (lol, adivinham), astrologia, vidência, tarôt, mentirologia, etc… Já num campo mais pessoal, o termo bruxa pode designar uma rapariga feia, ou uma “cabrona” da pior espécie, isto dito é claro por outra rapariga que depois de saber que a mesma “pega” anda com o gajo que ela gosta, é de notar que mesmo assim são as melhores amigas do mundo!

Chupacabra! Ora, o Chupacabra só pelo o nome já é motivo para ser considerada uma figura enigmática! Dizem que esta criatura parte à conquista de cabras desgraçadas, perdidas nas suas planícies absorvendo-lhes o sangue até à última gota! Existem vários relatos na tentativa de descrever tão estranho animal, uns dizem que é verde e voa, outros afirmam que são parecidos com os “machos latinos”! O que têm a sua lógica, pois também dizem que um dos locais onde foi avistada essa criatura foi em Porto Rico, antiga colónia espanhola!
Várias teorias acerca da sua existência amarfanham as mentes dos mais cépticos, desde dizer que é um extraterrestre que aleatoriamente foi passar férias ao arquipélago do Mar das Caraíbas (não foi assim tão burro o animal), ser uma experiência governamental ou até mesmo (desculpa Rocha mas eu tenho de meter isto), “humanos do futuro que vêm ao passado para evitar eventos ou acidentes que vão causar mutações nos humanos futuros”… LOOOL! Oh Rocha onde é que foste buscar isto? É que nem nos X-Files! Diz-me, diz-me, eu quero saber?
Só sei de uma coisa acerca do Chupacabra, se a indústria pornográfica apanha este nome, temos compilação para uns 6 ou 7 filmes!

Exorcismo! O exorcismo é um ritual religioso com a finalidade de expulsar Satanás, ou outro tipo de espíritos malignos de uma pessoa! Muitas são as histórias espalhadas pelo o mundo inteiro acerca de práticas de tal exercício! Geralmente são sessões realizadas por padres especializados e preparados psicologicamente para tal! Um tema muito delicado e causa muita polémica no nosso quotidiano! Até que ponto pode uma pessoa possuir forças sobrenaturais e padecer de distúrbios mentais e motoras? E porque é que o exorcismo é sempre associado a Satanás, ao Mal, nunca a outras formas ocultas? Será que muitas vezes não estaremos nós possuídos por forças desconhecidas? Por exemplo: no final de uma jantarada na Adega21 seguido de três borradinhas e um DragonBall! Hmm?! Já agora… Existe algum padre capaz de expulsar a pandeleirice existente no corpo do José Castelo Branco?

Por último, o muito questionável Extraterrestre! Já há uns tempos foi dado um cheirinho acerca deles no meu blog! Dizem as pessoas, não eu, que os seres alienígenas visitam o nosso planeta transportados em naves espaciais, ou numa sigla mais aprofundada num UFO. Alguns crentes dizem que vêm com o objectivo de nos estudar, estabelecer um básico contacto connosco ou até mesmo aniquilar-nos! Esta é sem dúvida a temática mais controversa dentro do panorama do sobrenatural. A questão da existência ou não de vida noutros planetas, ou numa outra galáxia longínqua. A minha opinião é muito simples, não vou dizer que não exista outras formas de vida no universo para além de nós, aliás acho perfeitamente legítimo que haja, mas até que me provem o contrário serei sempre céptico. Isto não implica que não me interesse pela temática em si! Mas pronto… se me garantirem que a Filipa Gonçalves é um deles, eu aí já pensarei doutra forma. Uma coisa que me causa alguma indignação é o facto destas coisas com E.Ts, OVNIS, etc.. só se passarem na América! Pronto lá está, eu sei que não é bem assim, mas aquelas histórias mais populares como o caso Roswell, Área 51, aquela treta da especulação em relação a informações escondidas no Pentágono, conspirações governamentais! Por é que isso só se passa na América?! Nós temos cá o António Fiúza, escândalos de pedofilia, corrupção no futebol, até mesmo um caso paranormal com o Benfica a 25 de Novembro de 1999, e ninguém nos dá a devida importância internacional?! Isso sim, isso são casos surreias!!

Conclusão desta palhaçada toda: Vamos ter respeito por todas estas superstições, “não vá o Diabo tecê-las”... Pronto, menos do “Chupacabra – Criatura Vinda do Futuro”, desse não!

Para finalizar, queria fazer um pequeno comentário a um acontecimento que a nossa geração teve a oportunidade de assistir. Este ano, tivemos o privilégio de assistir ao ano da besta, mais concretamente ao dia no seu “aniversário”, 6 de Junho de 2006, o tal 06/06/06, o 666 rotulado como o número do demónio! Data proclamada para o Juízo Final, para o Apocalipse, o fim do mundo, os D’ZRT bem tentaram acabar com a nossa existência ao lançar o seu segundo álbum nesse dia, intitulado “Original” com uma cover japonesa, mas felizmente não conseguiram! Ficaram-se pela intenção!

Bem, sei que não abordei tudo acerca do paranormal, o fenómeno ByeByeSummer não foi aqui falado, mas prometo que numa próxima abordagem ao tema ainda tente falar sobre isso! Talvez se realizar o transcendente jogo do copo venha para aqui profanar acontecimentos com o seu quê de curiosidade! Fenómenos paranormais que abalam Terras de Cambra também serão cá relatados. Um pedido de desculpas a um leitor oculto pela falsa informação que lhe transmiti, mas o assunto da praxe cambrense fica para o ano, se tudo correr bem como é óbvio e se o blog existir! Ah, posso falar da praxe, mas é fora dos domínios de Vale de Cambra!

Deixo-vos com a seguinte frase para reflexão futura:

Mateus 14, 26: “Os Díscipulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma – e gritaram de medo!”

Para mais informações de pouca utilidade acerca do universo paranormal, check: Para-Anormais

P:S: Próximo Texto: Vocabulário Juvenil Valecambrense, (o vencedor da votação online)!