segunda-feira, outubro 02, 2006

Heresias Conceptuais

Depois de ter constatado que textos sérios neste blog não fazem sentido nenhum, talvez por os acompanhantes deste espaço estarem mal habituados, vou pensar que é isso, ou então vou concluir que nenhum deles conhece Opeth (ai…como eu sou tão mau)! Optarei assim por voltar a envergar pelo o caminho da parolice. As pessoas até certo ponto gostam, continuo a mostrar a insanidade mental que possuo e expulso aqui, e por sua vez sou glorificado por todos. Voltar a malignidades textuais inúteis que não levam ninguém a lado nenhum e muito menos é matéria a considerar pelas as pessoas que o lêem! Assim sendo e após encontrar uma digitalização perdida na minha pasta de documentos recebidos, decidi que o que estaria lá profanado seria o próximo tema do blog! É de dar uma certa importância, pois foi uma digitalização outrora enviada por um potencial colaborador do blog, colaborador esse que depressa se revelou uma nulidade, não pelo o talento que contém, mas pela preguiça que demonstra… de certo modo até o compreendo, visto bem as coisas, se começasse a labutar nisto comigo, seria considerado um “wanna be” e eu não pretendo isso. Nunca me passou pela cabeça haver alguém que fosse parecido comigo, primeiro porque seria um bicho feio, e depois seria mais um ultraje à integridade humana, perfeitamente desnecessário!

Ao encontrar tal escritura inconsequente parei e pensei para mim: “E porque não pegar neste excremento literário e tentar transforma-lo noutro excremento literário ainda mais fôfinhu”, basicamente e em poucas palavras, fazer uma merda ainda maior, mas com algum nível! Imprimi o ficheiro que recebera e depois de uma/duas horas a olhar para um papel com rabiscos apercebi-me que este possuía algo escrito em português. Achei deveras fantástico porque é a minha língua e assim a leitura fica facilitada! Redondamente enganado estava eu, a leitura mostrou-se desumana, dolorosa e difícil, um autêntico atentado à caligrafia do nosso português!

Após leitura atenta do pequeno texto que me fora concebido fez-se-me entender que, a pessoa que mo enviara queria que eu falasse de fenómenos paranormais. Sendo também eu um fenómeno por explicar, reconheci que o tema seria o mais apropriado para falar por cá!

Confesso que, mais tarde ou mais cedo teria de passar por este tema tão mediático e dissertá-lo de uma forma ingénua como tem sido habitual quando me digno a escrever sobre algum assunto neste blog! Sei que seria mais engraçado abordá-lo posteriormente à realização da tão misteriosa reunião de almas que há uns tempos era muito falada entre corpos juvenis valecambrenses! Mas esse acontecimento mostrou-se impraticável, devido à falta de uma organização forte e coesa, coisa que não aconteceu por parte dos responsáveis do mesmo! Indecisões atrás de indecisões!

Ora, as ciências ocultas têm como objectivo explicar fenómenos que por si só são inexplicáveis, por exemplo: Alguém me sabe explicar como é que o Bush foi reeleito presidente dos EUA?... Pois… Não sabem! Esclareço desde já que a as ciências ocultas ainda estão por descobrir e o resto do mundo também! Como este exemplo existem muitos outros, mas sobre isso tratarei de falar daqui a pouco!

Dentro das ciências ocultas existem vários tipos e subtipos de conceitos e ideias! Chamamos ciências ocultas a um conjunto de práticas heterogéneas, que vão desde astrologia à magia, passando pela alquimia e várias formas de adivinhação. Na actualidade é denominado por um simples ocultismo, este serve então para explicar uma série de acontecimentos esotéricos mundiais recentes, e não só, de um valor bastante duvidoso por sinal, mas não inadequado. A palavra "ciência" remete-nos para concepções específicas com uma coerência interna total, e o adjectivo "oculto" reflecte o duplo encobrimento de algumas matérias que pretendem ser discretas e misteriosas para o comum dos mortais, e ao mesmo tempo são afugentadas do âmbito do pensamento pela razão ideológica e cientifica do ser humano. Deste modo pretendo pegar em alguns exemplos do universo do oculto e fazer uns breves comentários na tentativa de mostrar o meu honesto juízo, mesmo que este seja totalmente patético… pronto vai ser!

Há muito que o tema do sobrenatural inquieta a Humanidade, casos como o de Roswell (4 de Julho de 1947) e Lili Caneças (4 de Abril de 1944) continuam um verdadeiro mistério! São muitos os fenómenos que nos atormentam hoje me dia, seja um objecto estranho cintilante no céu, a história do Espadaneira sobre um cavalo em Rôge ou um simples jogo do Benfica! Deste modo, são muitos os exemplos que podemos tomar nestas circunstâncias, e é nesse sentido a narração de casos que vou enunciar a seguir.

Começarei por uma personagem mítica no mundo do ocultismo, o Vampiro! Os Vampiros desde há muito tempo são criaturas que afligem as populações durante a noite, não a actual, pois nós já estamos fartos de vê-los em telas de cinema, mas sim àquela que existia há uns séculos atrás! Isso sim, nessa altura ainda era novidade para as pessoas! Seres sombrios obcecados por sugar o sangue das suas vítimas, que por sua vez era o seu sustento de sobrevivência. Acredito que fosse bastante assustador e inquietante! Sabendo que um dos recursos que faz mover o Homem é o sangue que nos corre nas veias e fazendo um paralelismo com actualidade: Que são Vampiros, senão simples cobradores de impostos! Que sugam sem piedade o dinheirinho das nossas famílias! Sem dinheiro a gente vive? E se o Conde Drácula morava na Transilvânia, onde é que mora agora? Será no parlamento? No palácio de Belém? Será que “os vampiros da sociedade” não existem mesmo!?

Lobisomens! São seres humanos, homens, que se transformam em lobos com uma elementar visão lunar em noites de lua cheia, usufruindo assim de uma força descomunal e de um faro apurado para obter carne humana! Também são criaturas relatadas do passado, mais concretamente da Idade Média! Mas tal como o nome indica, lobisomens é a junção dos substantivos Lobo+Homem! Nesses parâmetros actualmente existe a prova que todos nós procurávamos para justificar a existência dessa criatura bizarra, Tony Ramos, actor brasileiro de novelas! É preciso dizer mais alguma coisa? Ainda não acreditam?

As bruxas! As bruxas, primitivamente, eram consideradas feiticeiras ateias que prestavam culto a práticas satânicas, por isso eram consideradas uma grande ameaça para a religião cristã! Hoje em dia o termo bruxa é associada geralmente a pessoas que adivinham o futuro (lol, adivinham), astrologia, vidência, tarôt, mentirologia, etc… Já num campo mais pessoal, o termo bruxa pode designar uma rapariga feia, ou uma “cabrona” da pior espécie, isto dito é claro por outra rapariga que depois de saber que a mesma “pega” anda com o gajo que ela gosta, é de notar que mesmo assim são as melhores amigas do mundo!

Chupacabra! Ora, o Chupacabra só pelo o nome já é motivo para ser considerada uma figura enigmática! Dizem que esta criatura parte à conquista de cabras desgraçadas, perdidas nas suas planícies absorvendo-lhes o sangue até à última gota! Existem vários relatos na tentativa de descrever tão estranho animal, uns dizem que é verde e voa, outros afirmam que são parecidos com os “machos latinos”! O que têm a sua lógica, pois também dizem que um dos locais onde foi avistada essa criatura foi em Porto Rico, antiga colónia espanhola!
Várias teorias acerca da sua existência amarfanham as mentes dos mais cépticos, desde dizer que é um extraterrestre que aleatoriamente foi passar férias ao arquipélago do Mar das Caraíbas (não foi assim tão burro o animal), ser uma experiência governamental ou até mesmo (desculpa Rocha mas eu tenho de meter isto), “humanos do futuro que vêm ao passado para evitar eventos ou acidentes que vão causar mutações nos humanos futuros”… LOOOL! Oh Rocha onde é que foste buscar isto? É que nem nos X-Files! Diz-me, diz-me, eu quero saber?
Só sei de uma coisa acerca do Chupacabra, se a indústria pornográfica apanha este nome, temos compilação para uns 6 ou 7 filmes!

Exorcismo! O exorcismo é um ritual religioso com a finalidade de expulsar Satanás, ou outro tipo de espíritos malignos de uma pessoa! Muitas são as histórias espalhadas pelo o mundo inteiro acerca de práticas de tal exercício! Geralmente são sessões realizadas por padres especializados e preparados psicologicamente para tal! Um tema muito delicado e causa muita polémica no nosso quotidiano! Até que ponto pode uma pessoa possuir forças sobrenaturais e padecer de distúrbios mentais e motoras? E porque é que o exorcismo é sempre associado a Satanás, ao Mal, nunca a outras formas ocultas? Será que muitas vezes não estaremos nós possuídos por forças desconhecidas? Por exemplo: no final de uma jantarada na Adega21 seguido de três borradinhas e um DragonBall! Hmm?! Já agora… Existe algum padre capaz de expulsar a pandeleirice existente no corpo do José Castelo Branco?

Por último, o muito questionável Extraterrestre! Já há uns tempos foi dado um cheirinho acerca deles no meu blog! Dizem as pessoas, não eu, que os seres alienígenas visitam o nosso planeta transportados em naves espaciais, ou numa sigla mais aprofundada num UFO. Alguns crentes dizem que vêm com o objectivo de nos estudar, estabelecer um básico contacto connosco ou até mesmo aniquilar-nos! Esta é sem dúvida a temática mais controversa dentro do panorama do sobrenatural. A questão da existência ou não de vida noutros planetas, ou numa outra galáxia longínqua. A minha opinião é muito simples, não vou dizer que não exista outras formas de vida no universo para além de nós, aliás acho perfeitamente legítimo que haja, mas até que me provem o contrário serei sempre céptico. Isto não implica que não me interesse pela temática em si! Mas pronto… se me garantirem que a Filipa Gonçalves é um deles, eu aí já pensarei doutra forma. Uma coisa que me causa alguma indignação é o facto destas coisas com E.Ts, OVNIS, etc.. só se passarem na América! Pronto lá está, eu sei que não é bem assim, mas aquelas histórias mais populares como o caso Roswell, Área 51, aquela treta da especulação em relação a informações escondidas no Pentágono, conspirações governamentais! Por é que isso só se passa na América?! Nós temos cá o António Fiúza, escândalos de pedofilia, corrupção no futebol, até mesmo um caso paranormal com o Benfica a 25 de Novembro de 1999, e ninguém nos dá a devida importância internacional?! Isso sim, isso são casos surreias!!

Conclusão desta palhaçada toda: Vamos ter respeito por todas estas superstições, “não vá o Diabo tecê-las”... Pronto, menos do “Chupacabra – Criatura Vinda do Futuro”, desse não!

Para finalizar, queria fazer um pequeno comentário a um acontecimento que a nossa geração teve a oportunidade de assistir. Este ano, tivemos o privilégio de assistir ao ano da besta, mais concretamente ao dia no seu “aniversário”, 6 de Junho de 2006, o tal 06/06/06, o 666 rotulado como o número do demónio! Data proclamada para o Juízo Final, para o Apocalipse, o fim do mundo, os D’ZRT bem tentaram acabar com a nossa existência ao lançar o seu segundo álbum nesse dia, intitulado “Original” com uma cover japonesa, mas felizmente não conseguiram! Ficaram-se pela intenção!

Bem, sei que não abordei tudo acerca do paranormal, o fenómeno ByeByeSummer não foi aqui falado, mas prometo que numa próxima abordagem ao tema ainda tente falar sobre isso! Talvez se realizar o transcendente jogo do copo venha para aqui profanar acontecimentos com o seu quê de curiosidade! Fenómenos paranormais que abalam Terras de Cambra também serão cá relatados. Um pedido de desculpas a um leitor oculto pela falsa informação que lhe transmiti, mas o assunto da praxe cambrense fica para o ano, se tudo correr bem como é óbvio e se o blog existir! Ah, posso falar da praxe, mas é fora dos domínios de Vale de Cambra!

Deixo-vos com a seguinte frase para reflexão futura:

Mateus 14, 26: “Os Díscipulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma – e gritaram de medo!”

Para mais informações de pouca utilidade acerca do universo paranormal, check: Para-Anormais

P:S: Próximo Texto: Vocabulário Juvenil Valecambrense, (o vencedor da votação online)!

10 Interpelações:

Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

"colaborador esse que depressa se revelou uma nulidade, não pelo o talento que contém, mas pela preguiça que demonstra…" humm nao faço ideia de kem falas xDD "wanna be" yeahh

obrigado tambem na parte ke toca a bela caligrafia ke melifeluosmante sai da minha mao xDD

quanto as minhas fontes bibliograficas acerca da criatura intitulada por chupacabra garanto.te ke sao todas aprovadas pela revista "i like them big" e "playboy magazine"

tenho ke confessar ke solto algumas gargalhadas esporadicas ao ler estas dissertaçoes tuas, mesmo kuando falam mal de mim cmo caralho, mas sim têm muito muito humor x'D

mesmo ke a minha ajuda tenha sido crucial neste teu post prometo ke havemos de fazer kualker coisa a serio pah xDD! vamos trabalhar por uma vale de cambra melhor, com bons sistemas de escoamento na via publica!!

um bem haja!

outubro 02, 2006 9:12 PM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

E lá venho eu novamente comentar um texto do Leandro...Começo a sentir-me na pele de um verdadeiro "Provedor", qual S.Jorge que combate o dragão das obscenidades que são proferidas neste blog!Bom, a minha intervenção vai ser muito curta. A intenção é dar a conhecer a existência de um novo medium (é assim que se escreve, não é?)que faz inveja ao sô Zé ou à própria Linda Reis! O seu nome é Jesualdo Ferreira e no final do jogo Porto - Sporting de Braga saíu-se com esta bela tirada: "O futuro ainda agora começou!"... Esta é verdadeiramente paranormal, ora diz lá...

outubro 04, 2006 3:20 PM  
Blogger Ana Martins tagarelou da subsequente forma...

Depois de ler tamanha dissertação (começo a dar sinais de estrabismo)tenho a dizer que...Ora bem, in lack of more, falta a abominação sub-humana, a mãe delas todas, o Michael Jackson : |
Mas isto sim, é um blog digno.
*

outubro 08, 2006 5:36 PM  
Blogger Diana tagarelou da subsequente forma...

vim só mesmo realçar a importancia dos chupacabra o.0 hehe tu é que me tas a sair um bom paranormal!

outubro 12, 2006 10:04 PM  
Anonymous Anônimo tagarelou da subsequente forma...

a prova de que existem realmente formas de vida inteligente noutros planetas é que eles nunca cá puseram os pés

outubro 17, 2006 6:57 PM  
Blogger Diana tagarelou da subsequente forma...

o que tu disseste está muito certo...mas a mudança, a mudança, estava a pensar em mudança de tudo à nossa volta (sem ser necessariamente nos proprios..) de um modo frenetico, como forma de fugirmos de nos proprios.. -> as vezes da me pra louca


vim só mesmo xatear pra participares no NovArte :D ja ke disseete que tinhas areas onde podias participar, agora obrigo te ;)

outubro 17, 2006 10:27 PM  
Blogger Diana tagarelou da subsequente forma...

hm?

outubro 18, 2006 9:53 PM  
Blogger Unknown tagarelou da subsequente forma...

ah grande têsto! :D
passa por aqui tb.

outubro 19, 2006 10:22 PM  
Blogger Paulo de Almeida tagarelou da subsequente forma...

Tnh q confessar q ate falares d Lili Caneças eu n tnh apanhado nd... isso fez m ver o quão pequenino (não no sentido literal d palavra) eu sou e q represento apenas e só uma reduzida e minúscula partícula deste nosso grande planeta e enoooorme universo. Mas depois veio o Castelo Branco e a Filipa Gonçalves e eu senti m inteligente outra vez...

N estou ca pa isso, mas q ja q estou, aproveito e peço a todos os q quiserem pa verem o meu post sobre extraterrestres... tnh la um video q prova q eles realmente existem...

março 03, 2007 3:09 PM  
Blogger Alien David Sousa tagarelou da subsequente forma...

Achei piada ao teu texto, sim senhor :))

Agora a sério.

" Uma coisa que me causa alguma indignação é o facto destas coisas com E.Ts, OVNIS, etc.. só se passarem na América!"

Estás muito mal informado. Mas é compreensível porque para a maioria das pessoas no que toca a acontecimentos envolvendo seres alienígenas apenas sabem mencionar Roswell porque já viram muitos filmes na televisão. Alguns, talvez mais curiosos têm conhecimento de um dos maiores avistamentos de todos os tempos as " Luzes de Phoenix".Um avistamento que não deu para ser "mascarado" visto que foi presenciado por milhares de pessoas que filmaram e fotografaram estes objectos desconhecidos enquanto estes pairaram durante mais de 15 minutos se não estou em erro sobre a cidade.

No méxico deram-se vários avistamentos que foram documentados e confirmados como UFOs e continuam-se a dar.

O Brasil é outro país que tem vários registos.No...bem...se eu vou começar aqui uma lista de países não paro.O facto é que tudo o que se passa nos USA é sempre mais badalado e tu sabes disso. Mas qualquer pessoa que queira realmente estar informada sabe que as coisas nem sempre são como nos dizem.

Há muita palha. Muitos casos que se trata de uma balão que uma criança largou, mas existem outros casos de pilotos por exemplo que são credíveis. É necessário encarar este assunto de forma racional e separar a me#da do que tem pernas para andar.

Para isso e quem e para quem tem paciência existem formas de se obter informação. Recentemente os ficheiros do FBI sobre os UFOs ficaram disponíveis para quem os quiser consultar, claro que se quiseres ir bem fundo tens de pagar. Mas podes ler depoimentos bastante interessantes.

As pessoas nem sequer têm noção de que são tão facilmente manipuladas, nem para onde vai o seu dinheiro. Por volta dos anos 50a Força Aérea Norte americana tinha um projecto que consistia em documentar e analizar todos os objectos não identificados com que se deparassem. Este estudo foi levado a cabo com dinheiro dos contribuintes mas era top secret. Não sei de cor os números, teria de os consultar, mas digamos que de todas as aparições digamos que num leque de 100 ( estou a inventar apenas para teres uma ideia) conseguiram identificar apenas 5, as restantes foram classificadas como UFOs.

Mais tarde, o projecto teve se sair do escuro, contas tiveram de ser justificadas e foi aí que todos nós ficamos a saber do BLUE BOOK da Força Aérea.

Enfim, haveria muita coisa que te poderia contar. De lado poderias colocar muita dessa informação, mas talvez uma coisita ou outra te fizesse pensar.

E já agora, essa coisa de os Aliens nos andarem a estudar. Acreditas mesmo que nasceste do barro? Que foste moldado por um Deus? E já agora, sabias que a terra é mais nova do que o pequinito "bichinho" que nos gerou?

Beijinhos :D

janeiro 16, 2009 1:04 AM  

Postar um comentário

<< Home